v.1, n.2, 2024 (junho)
DOI: 10.5281/zenodo.11868074
Autor: Me. Wagner Antonio Farias Doncev; Biografia: Graduado em Química pela Universidade Estadual do MS, Mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Estadual do MS.
Autor: Prof. Dr. Rogério C. de Lara da Silva; Biografia: Pós-doutorado: Química Analítica – UNICAMP/SP (2006 a 2007) Docente Permanente da UEMS, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
Resumo: Este projeto explora a aplicação da reação de “Willgerodt” na síntese de 2-fenilacetamida a partir do poliestireno expandido (EPS), abordando a problemática ambiental associada à reciclagem do EPS, comumente conhecido como isopor®. Para a proposta de reciclagem do EPS, foi desenvolvido um sistema reacional, do tipo “autoclave”, com controle de temperatura e agitação dos reagentes, além do acoplamento de um canhão de laser para o acompanhamento da reação de produtos a reagentes sendo estes monitorados pelo desenvolvimento de um software denominado “LabVIEW”. No sistema reacional para conversão do monômero estireno em 2-fenilacetamida foram utilizados enxofre ortorrômbico (S8) como catalizador, hidróxido de amônio (PA) e álcool etílico (PA) como solvente. O sistema reacional no autoclave desenvolvido permaneceu por um período de 236 horas, sendo consumido uma energia total de 42,3MJ. Após a separação da 2-fenilacetamida por meio de filtração a vácuo e recristalização em água/metanol o rendimento obtido foi de 11,54%. A confirmação da conversão do monômero estireno em 2-fenilacetamida através da reação proposta de Willgerodt foi realizada pelas técnicas espectroscópicas de RMN de 1H e 13C, Infravermelho e raio-X. A reação de Willgerodt oferece uma abordagem eficaz e versátil para a transformação do monômero estireno proveniente do EPS, em 2-fenilacetamida. É um intermediário valioso na produção de diversos outros produtos industriais, incluindo fármacos, cosméticos e agroquímicos.
Palavras Chave: Síntese, 2-fenilacetamida, mecanismo e Willgerodt.