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Relato de prática: Importância da ludicidade no ensino geral e específico de química

v.1, n.2, 2024 (junho) 

 

 

A dificuldade dos alunos em aprender e de se manter focados ou mesmo alunos com necessidades especiais vem desafiando professores a melhorar e modificar suas formas de ensinar. Foi desenvolvido duas observações em cotidianos diferentes onde cada observação perdurou o tempo de dois anos.

Sendo que a primeira observação teve início no mês de outubro do ano de 2020 no ensino médio (Escola Estadual Vinícius de Moraes) através do PIBID, no primeiro ano as observações ocorreram nas turmas de 1° e 3° ano do ensino médio, no ano posterior as observações foram desenvolvidas no 1° e 2° ano do ensino médio, no entanto o maior foco foi dado ao primeiro ano do ensino médio onde ocorre a alfabetização científica, pois constatou-se que muitos não tiveram o primeiro contato com a química no 9° do fundamental, fato este que causava um impacto ainda maior ao se deparar com a disciplina de química no 1° do ensino médio sem nenhum conhecimento prévio.

A segunda observação iniciou-se no mês de julho no ano de 2021 quando surgiu a oportunidade de trabalhar na educação inclusiva no fundamental II, na turma do 9° da Escola José Carlos, onde acompanhei e auxiliei um aluno autista, atualmente estou finalizando minha observação no Ensino Fundamental no ano de 2023 no qual foi feito o acompanhamento e adequações de metodologias para dois alunos com dificuldade de aprendizagem devido o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

A necessidade de observar o ensino fundamental ocorreu devido as dúvidas que surgiram no decorrer das observações do ensino médio. Indagações como: Por que os alunos que ingressaram no 1° ano do ensino médio não possuem um conhecimento prévio de química? O que sucedeu no decorrer dos estudos para que criassem uma barreira que os impediam de aprender? Qual era a metodologia que os docentes dos anos iniciais do fundamental I utilizavam na alfabetização e se esta mesma metodologia poderia ser aplicada na alfabetização científica? As mesmas modificações desenvolvidas para alunos da educação especial podem se adequar para metodologias com alunos com dificuldades na alfabetização científica?

Através dessas observações foi possível então analisar as dificuldades e

especificidades dos alunos, as atividades lúdicas foram testadas e aprovadas para o aprimoramento dos conteúdos ministrados.

Com essas atividades pode-se notar a necessidade de se colocar os alunos para executar tarefas, serem ativos em seus aprendizados, mesmo que com limitações inerentes dos seres humanos, ao se fazer isso notou-se uma melhora significativa na compreensão dos discentes.

metodologias ativas, ludicidade, conhecimento científico, barreiras.

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