ISSN: 2966-0599
v.2, n.4, 2025 (Abril)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15195699
Author 1: Joao do Socorro Silva Rocha
Biography: Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (UAAPY); Mestre em Ciências da Educação (UAPY/UCP-RJ); Especialista em Ensino de Biologia & Graduado em Ciências Biológicas (UFPI). Professor da Educação Básica & Professor Formador do PARFOR/UFPI.
E-mail: jrochapmma@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0648-4264
==========================================
Author 2: Cassandra Eliane Figueirêdo Dias
Biography: Doutoranda em Ciências da Educação – Universidade Autônoma de Assunção (UAAPY). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Crítica do Ensino das Artes Cênicas- UFPB; Graduada Licenciada em Educação Artística-UFPB & Licenciada em Educação Física-UFPB; Professora da Educação Básica – PMJP de João Pessoa-PB
E-mail: cassandra.fdias@gmail.com.br
Lattes: 4006621628164121
==========================================
Author 3: Selma Ribeiro de Farias
Biography: Doutoranda em Ciências da Educação – Universidade Autônoma de Assunção (UAAPY); Mestre em Ciências da Educação – Universidade Autônoma de Assunção (UAAPY); Especialização em Gestão de Recursos Humanos – Universidade Cândido Mendes – UCAM. Graduação – Bacharel em Administração – Faculdade do Rio de Janeiro – SUESC/UNIESP; Servidora Técnico Administrativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ
E-mail: selfarias@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org//0000-0001-9029-0686
==========================================
ABSTRACT: O presente artigo versar sobre as práticas de ensino através dos componentes da música como recursos didáticos na educação infantil. A metodologia da pesquisa para investigação em epígrafe, é de cunho bibliográfica fundamentada em autores renomados que defendem o lúdico através da música como instrumento pedagógico. O objetivo geral foi de analisar as práticas de ensino através dos componentes da música como recursos didáticos na educação infantil. E os objetivos específicos, foram: identificar o lúdico como ferramenta pedagógica na educação infantil; estimular o interesse pela música como ferramenta de aprendizado e apontar as habilidades desenvolvidas na música como atividade escolares. A investigação justifica-se por considerar a música como um aporte pedagógico que deve ser priorizada no contexto da educação infantil como ferramenta pedagógica. A pesquisa revelou que a prática do ensino dentro do fazer musical requer atitudes de concentração e envolvimento com as atividades propostas, posturas que devem estar presente durante todo o processo educativo, em suas diferentes fases. Também é importante o professor trabalhar o fazer musical em situações lúdicas. Ainda, apontou que a universalidade da música e a forma como ela evoluiu durante todos estes anos, pode hoje e como fazia antigamente, ser instrumento de crescimento social, educacional e cultural. Por fim, ficou evidenciado na pesquisa que o professor da educação infantil deve ter uma percepção diferenciada das outras práticas pedagógicas, tendo em vista que é nessa fase de desenvolvimento que a criança está mais suscetível às aprendizagens de forma lúdica, mais que em qualquer outra fase de sua vida, logo a criatividade e a ludicidade através da musicalidade são de suma importância neste contexto
Keywords: Música; Ensino; Lúdico; Educação infantil.