ISSN: 2966-0599
v.2, n.1, 2025 (Janeiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14566087
Author 1: Mario Sergio Silva
Biography: Mestre em Psicologia Social – Universidad Europea del Atlántico
E-mail: profmariomcr@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-8371-1390
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ABSTRACT: Este estudo visa investigar as motivações e a insatisfação na carreira docente, considerando os impactos socioeconômicos e pessoais que afetam a escolha e a permanência na profissão. A pesquisa será conduzida com professores atuantes, atualmente discentes de uma pós-graduação no Biopark, utilizando dois métodos complementares de coleta de dados. O planejamento segue uma abordagem sistemática, com etapas bem definidas: revisão bibliográfica, elaboração dos instrumentos de coleta, aplicação e análise dos dados. A investigação buscará compreender as razões que motivaram a escolha pela docência – sejam elas financeiras, pela estabilidade ou identificação vocacional – e os fatores que geram insatisfação, como condições de trabalho, remuneração ou esgotamento emocional. Este tema é altamente relevante, pois os docentes desempenham um papel central na formação de novas gerações, impactando diretamente vidas e moldando o futuro da sociedade. Contudo, a insatisfação crescente entre os professores compromete tanto a qualidade do ensino quanto o bem-estar pessoal dos profissionais. Ao compreender essas dinâmicas, espera-se contribuir para o debate sobre políticas educacionais que valorizem a carreira docente, promovendo melhores condições de trabalho e maior realização profissional.
Keywords: Vocação Docente, Insatisfação Docente, Carreira docente, Educação, Políticas educacionais.