ISSN: 2966-0599
v.2, n.8, 2025 (Agosto)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16927345
Author 1: Adly Gaby
Biography: Graduado em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná, também graduado em Geografia pela Fabras. Atua como interprete de línguas migrantes para secretaria do estado de Mato Grosso.
E-mail: Gabyadly@hotmail.com
Lattes: https//lattes.cnpq.br/09514626720331754
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Author 2: Larissa Gomes de Farias
Biography: Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Rondonópolis. Atualmente está no programa de pós- graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondonópolis.
E-mail: larissagomesfarias01@gmail.com
Lattes: https//lattes.cnpq.br/ 3412692376388022
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Author 3: Sandra Maria de Jesus Freitas
Biography: Possui especialização em Libras e educação inclusiva pelo IFF de Mato Grosso atua como professora para secretaria do estado de Mato Grosso.
E-mail: Joaquim.nascimento.stn@gmail.com
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ABSTRACT: O presente trabalho aborda a importância da Geografia no ensino brasileiro, destacando seu papel na formação crítica, cidadã e socioambiental dos estudantes. A disciplina é analisada como ciência capaz de integrar fenômenos naturais e sociais, possibilitando a compreensão contextualizada do espaço geográfico e suas transformações. O objetivo principal foi discutir as contribuições da Geografia para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e ambiental dos alunos, identificar os desafios que dificultam sua plena efetivação e apresentar estratégias e metodologias inovadoras que podem potencializar o ensino. A pesquisa foi conduzida por meio de levantamento bibliográfico, utilizando obras de referência como Andrade (2008), Callai (2005), Cavalcanti (2013), Santos (2008), Mendonça (2010) e Moran (2018), além de documentos normativos, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (Brasil,2013). Os resultados demonstraram que a Geografia contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da consciência ambiental e da capacidade de interpretar as relações entre sociedade e natureza, articulando escalas locais e globais. Foram identificados desafios significativos, como a carência de recursos didáticos, a necessidade de formação continuada para professores e a fragmentação dos conteúdos. Também foram apontadas estratégias como a Aprendizagem Baseada em Projetos, o uso de tecnologias digitais, Sistemas de Informação Geográfica, imagens de satélite e o trabalho de campo como meios eficazes para tornar o ensino mais dinâmico, contextualizado e participativo. Conclui-se que fortalecer o ensino de Geografia exige valorização docente, atualização metodológica e integração interdisciplinar, de forma a ampliar sua relevância e impacto social. A disciplina, ao proporcionar ferramentas para interpretação crítica do mundo e incentivo à ação transformadora, consolida-se como um instrumento essencial para a construção de uma sociedade mais justa, consciente e sustentável.
Keywords: Geografia. Educação. Ensino brasileiro. Consciência ambiental. Metodologias ativas.