ISSN: 2966-0599
v.2, n.5, 2025 (Maio)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15477248
Author 1: Marcelo Jacob
Biography: Graduado em Biologia, Especialização em Metodologia do Ensino. Mestre em Educação e Doutorando em Educação.
E-mail: marcelojacob20@gmail.com
ORCID: https://lattes.cnpq.br/0777945036163211
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Author 2: Cleusa Furtado Kratz
Biography: Graduada em Pedagogia. Especialização em Gestão Escolar. Mestranda em Educação.
E-mail: cleusak@sed.sc.gov.br
ORCID: http://lattes.cnpq.br/9477352574759367
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Author 3: Marilse Boni Robert
Biography: Graduada em Matemática. Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática. Matemática Computacional. Gestão Escolar. Mestranda em Educação.
E-mail: marilseboni0801@gmail.com
ORCID: https://lattes.cnpq.br/2054397088942717
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Author 4: Patrícia Borat
Biography: Graduada em Matemática. Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática. Matemática Computacional. Gestão Escolar. Mestranda em Educação.
E-mail: patriciaborati@sed.sc.gov.br
ORCID: https://lattes.cnpq.br/7725731694893555
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Author 5: Juliana Gianezini Fritsch
Biography: Graduada em Licenciatura e Bacharel em Matemática. Especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa da Matemática e Gestão Escolar.
E-mail: juliana.gianezini@sed.sc.gov.br
ORCID: https://lattes.cnpq.br/5145166585327288
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Author 6: Jessica Priscila Nunes Dlugoss
Biography: Graduada em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em Alfabetização. Mestranda em Educação.
E-mail: jessicadlugoss@gmail.com
ORCID: http://lattes.cnpq.br/1559293427865736
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ABSTRACT: O presente estudo aborda o uso de tecnologias no contexto educacional brasileiro, com o objetivo de analisar seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica, a qual explora as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e os desafios enfrentados pelas escolas brasileiras em sua implementação. O avanço tecnológico oferece novas possibilidades de ensino, como o uso de plataformas digitais, metodologias ativas, ensino híbrido e gamificação, que podem transformar a prática pedagógica, tornando-a mais interativa e personalizada. Contudo, o estudo revela que a integração das TICs na educação brasileira ainda é um processo desafiador, especialmente em escolas públicas de regiões periféricas, onde faltam infraestrutura adequada, conectividade e recursos tecnológicos. Além disso, a formação insuficiente de professores e a resistência a mudanças nas práticas pedagógicas tradicionais são obstáculos importantes. A pesquisa destaca que, para que a tecnologia seja efetivamente incorporada ao currículo escolar, é necessário um esforço conjunto para promover a formação continuada de educadores e investimentos em infraestrutura. As ferramentas tecnológicas, quando bem implementadas, podem promover uma educação mais inclusiva, ampliando o acesso ao conhecimento e contribuindo para a redução das desigualdades educacionais. A análise também indica que, apesar das dificuldades, a utilização das TICs pode impulsionar o engajamento dos alunos e melhorar os resultados acadêmicos, desde que a sua aplicação seja planejada de forma crítica e alinhada às necessidades pedagógicas. O estudo contribui para o debate acadêmico e oferece subsídios para políticas públicas voltadas à democratização do acesso às tecnologias, com o objetivo de promover uma educação de qualidade e mais equitativa no Brasil.
Keywords: Tecnologia educacional, ferramentas digitais, ensino-aprendizagem, inclusão digital.