ISSN: 2966-0599
v.2, n.8, 2025 (Agosto)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16942354
Author 1: Adly Gaby
Biography: Graduado em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná, também graduado em Geografia pela Fabras. Atua como interprete de línguas migrantes para secretaria do estado de Mato Grosso.
E-mail: Gabyadly@hotmail.com
Lattes: https//lattes.cnpq.br/09514626720331754
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Author 2: Fernando Borges Gonçalves
Biography: Graduado em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Atualmente está como professor na Em Jose Guilherme Farinon.
E-mail: borgesfernando860@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6884041964655635
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Author 3: Mário Luiz Assis
Biography: Graduado em Letras-Português pela Universidade do Estado do Mato Grosso. Atualmente está como professor de Português em prefeitura.
E-mail: mariojaurucx@hotmail.com
Lattes: https//lattes.cnpq.br/8823778731731683
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Author 4: Sandra Maria de Jesus Freitas
Biography: Possui especialização em Libras e educação inclusiva pelo IFF de Mato Grosso atua como professora para secretaria do estado de Mato Grosso.
E-mail: sandrafreitasitiquira@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7085555664514443
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ABSTRACT: A Educação Especial em tempos de Educação Inclusiva no Brasil representa um processo de transformação histórico que visa atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas condições. O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas e as concepções que envolvem a Educação Inclusiva, examinando a implementação das diretrizes legais e políticas educacionais nas escolas brasileiras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura relevante, incluindo obras de autores como Mantoan e Glat. Os resultados indicam que, apesar dos avanços normativos, a efetivação da inclusão enfrenta desafios, como a resistência de alguns profissionais da educação e a falta de formação adequada. O estudo destaca a importância de um entendimento mais profundo sobre as políticas educacionais e a urgência em promover uma formação docente que atenda à diversidade. Além disso, o histórico da Educação Especial no Brasil revela uma transição de um modelo segregacionista para um paradigma inclusivo, enfatizando a necessidade de uma abordagem que valorize a heterogeneidade e promova a participação de todos os estudantes. O artigo conclui que a inclusão não é apenas uma questão de matrícula, mas requer um compromisso coletivo para garantir acesso, permanência e aprendizado efetivo para todos os alunos. A formação de professores e a utilização de tecnologias assistivas também são fundamentais para a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva.
Keywords: Educação Especial, Educação Inclusiva, Brasil, práticas pedagógicas, políticas educacionais.