ISSN: 2966-0599
v.2, n.8, 2025 (Agosto)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16943270
Author 1: Adly Gaby
Biography: Graduado em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná, também graduado em Geografia pela Fabras. Atua como interprete de línguas migrantes para secretaria do estado de Mato Grosso.
E-mail: Gabyadly@hotmail.com
Lattes: https//lattes.cnpq.br/09514626720331754
==========================================
Author 2: Fernando Borges Gonçalves
Biography: Graduado em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Atualmente está como professor na Em Jose Guilherme Farinon.
E-mail: borgesfernando860@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6884041964655635
==========================================
Author 3: Mário Luiz Assis
Biography: Graduado em Letras-Português pela Universidade do Estado do Mato Grosso. Atualmente está como professor de Português em prefeitura.
E-mail: mariojaurucx@hotmail.com
Lattes: https//lattes.cnpq.br/8823778731731683
==========================================
Author 4: Sandra Maria de Jesus Freitas
Biography: Possui especialização em Libras e educação inclusiva pelo IFF de Mato Grosso atua como professora para secretaria do estado de Mato Grosso.
E-mail: sandrafreitasitiquira@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7085555664514443
==========================================
ABSTRACT: O presente trabalho aborda a importância da formação de professores no desenvolvimento social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reconhecendo que essa condição do neurodesenvolvimento impõe desafios significativos à comunicação, interação social e participação plena no ambiente escolar. Tem como objetivo analisar de que forma a capacitação docente, aliada a práticas pedagógicas inclusivas e ao apoio multidisciplinar, contribui para ampliar as oportunidades de interação e promover a inclusão efetiva. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamentou-se em autores como American Psychiatric Association (2014), Klin (2006), Bosa (2002), Glat e Pletsch (2011) e Manto an (2015), além de documentos legais e políticas públicas como a Lei nº 12.764/2012, o Plano Nacional de Educação e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O desenvolvimento do estudo foi estruturado em quatro eixos: a caracterização do TEA e seus impactos no desenvolvimento social; a formação de professores para a inclusão, abrangendo formação inicial e continuada, bem como desafios e diretrizes legais; a análise de práticas pedagógicas inclusivas, como mediação social, adaptações curriculares e uso de tecnologias assistivas; e, por fim, o papel do apoio multidisciplinar e da parceria escola-família na construção de um processo educacional coerente e colaborativo. Os resultados indicam que a formação docente consistente, articulada com recursos pedagógicos adequados e suporte institucional, potencializa o desenvolvimento socioemocional e acadêmico de crianças com TEA, reduz barreiras comunicacionais e estimula a participação ativa desses estudantes na comunidade escolar. Conclui-se que investir em formação inicial e continuada, alinhada às políticas públicas e acompanhada de condições estruturais adequadas, é essencial para transformar a inclusão de crianças com TEA em prática efetiva, promovendo não apenas a aprendizagem, mas também a autonomia, a socialização e a plena cidadania.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista; Formação de Professores; Educação Inclusiva;