ISSN: 2966-0599
v.2, n.9, 2025 (Setembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.17039649
Author 1: Allan Sheldon Lins André
Biography: Licenciatura em Química (UVA – 2014); Especialista em Ensino de Biologia e Química (Faculdade Kurios – 2017); Especialista em Gestão Escolar (Faveni – 2022); Coordenador da EEMTI Auton Aragão – Seduc – CE – Crede 05
E-mail: allan.andre@prof.ce.gov
ORCID: https://orcid.org/0009-0006-3798-5263
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Author 2: André Luis Ferreira
Biography: Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa (UVA-2015); Licenciatura em Letras: Libras (Uniasselvi-2022); Especialista em Língua Portuguesa e Literatura (Faculdade Kurios – 2016); Especialista em Libras (UCAM – 2017); Intérprete Educacional na Uniasselvi
E-mail: andreipuferreira@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0005-4960-1725
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ABSTRACT: O Jogo Lúdico proporciona aos alunos uma nova visão da disciplina de Química, com o objetivo de melhorar o ensino, tornando a Química fácil de aprender. Assim, buscou-se através do Bingo Orgânico diversificar o ensino para que os alunos do 3º Ano Médio da Escola Auton Aragão possam obter uma aprendizagem significativa. O Bingo Orgânico é parecido com um bingo comum o diferencial deste é o fato da cartela, em vez de números, possuírem fórmulas estruturais de compostos orgânicos e do globo possuir o nome do respectivo composto, assim os alunos podem usar os conteúdos ao seu convívio social de forma prazerosa. Esta pesquisa de cunho quantitativa referenciou-se em autores como Silva (2011), Kishimoto (2008), Werthein (2016), entre outros. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários, que relacionava a importância do lúdico, Bingo, como estratégia de ensino. Os resultados mostram que o Jogo contribui significativamente na melhoria da compreensão dos alunos em relação à disciplina de Química, assim, o projeto aperfeiçoa o processo de ensino – aprendizagem.
Keywords: aprendizagem; bingo orgânico; jogo.