ISSN: 2966-0599
v.2, n.1, 2025 (Janeiro)
METADADOS
DOI: 10.6084/m9.figshare.28234751
Author 1: Igor Bacelar da Cruz Urpia
Biography: Pós-doutorando em Difusão do Conhecimento (UFBA). Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA – 2024); Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB – 2017); Especialista em Segurança em Grandes Eventos (Centro Universitário Estácio da Bahia – 2016); Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIFACS – 2018); Bacharel em Museologia (UFBA – 2010); Bacharel em Gestão em Segurança Pública e Defesa Social (Academia de Polícia Militar da Bahia – 2013). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais da UNEB. Capitão da Polícia Militar da Bahia.
E-mail: igorurpia@yahoo.com.br
ORCID: 0009-0001-3724-4346
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Author 2: Maria da Soledade Cardos Landim Batista
Biography: Doutora em Educação e Contemporaneidade – UNEB (2024). Mestra em Educação e Contemporaneidade – UNEB (2016). Especialização em Relações Públicas com ênfase em Ouvidoria, pela Universidade do Estado da Bahia (2006).Especialização em Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Federal da Bahia (2008). Especialização em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar da Bahia (2018). Graduação em Pedagogia, pela Universidade Salvador (2016). Graduação em Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares, pela Academia de Polícia Militar da Bahia (2002). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo da UNEB. Major da Polícia Militar da Bahia.
E-mail: marialandim@yahoo.com.br
ORCID: 0000-0001-9503-0728
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Author 3: Edmilton Ricardo Emanuel Marques dos Reis
Biography: Mestrando em Direitos Humanos, com ênfase em Segurança Pública, pela Universidade Federal de Goiás. Especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade Batista Brasileira (2003). Especialização em Relações Públicas com ênfase em Ouvidoria, pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Especialização em Segurança Pública, pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Especialização em Master Business Administration Internacional em Segurança Pública, pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar da Bahia (2019). Bacharel em Administração Pública, pela UNEB (2024). Graduação em Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares, pela Academia de Polícia Militar da Bahia (1991). Tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia.
E-mail: tened91@outlook.com
ORCID: 0009-0009-0002-6837
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ABSTRACT: Este artigo apresenta uma breve análise do Policiamento Comunitário Escolar (PCE) na Bahia, desde as primeiras ações de segurança nas escolas até a criação do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc). A presente pesquisa situa o PCE como uma política pública de Estado, que visa robustecer o aparato policial militar destinado ao policiamento ostensivo e preventivo nos estabelecimentos de ensino, bem como visa a capacitação profissional dos policiais militares, através da difusão do conhecimento do Curso de Operador de Policiamento Comunitário Escolar (COPCE). Por fim, analisa aspectos gerais do COPCE, mensurando as capacitações realizadas durante o período de 2020 a 2023, em cumprimento à meta estabelecida no Plano Plurianual 2020-2023, como política pública de segurança.
Keywords:Policiamento Comunitário Escolar; Política Pública; Difusão do Conhecimento; Curso de Operador de Policiamento Comunitário Escolar.