ISSN: 2966-0599
v.1, n.7, 2024 (Novembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14247699
Author: Luana Souza Ramalho Doncev
Biography: Possui graduação em Pedagogia, especializada em Educação Especial e Inclusiva pela UNITINS (Universidade do Tocantins), editora e revisora de Periódicos Científicos. Possui experiência na área de Educação Infantil e Coordenação Pedagógica.
E-mail: luanadoncev@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0410-415X
ABSTRACT: A educação em comunidades ribeirinhas do Amazonas enfrenta desafios únicos devido à geografia isolada e à dependência de embarcações escolares para o transporte de alunos. Crianças frequentemente percorrem longas distâncias de barco para chegar às escolas, demonstrando resiliência e força de vontade em aprender, apesar das adversidades, como a falta de infraestrutura adequada e a alta rotatividade de professores. Estudos mostram que menos de 20% das crianças dessas comunidades concluem o ensino médio e, entre elas, uma parcela ainda menor chega à universidade. Essas dificuldades refletem a falta de políticas públicas voltadas para a realidade ribeirinha, como currículos que considerem os saberes locais e a pedagogia da alternância, além da necessidade de maior formação para educadores atuarem em classes multisseriadas. Apesar disso, iniciativas como a valorização de práticas culturais e o uso do conhecimento tradicional têm se mostrado caminhos promissores para construir uma educação mais inclusiva e contextualizada para essas populações (Rodrigues, 2009; Nascimento, 2017; Souza, 2019).
Keywords: Educação ribeirinha, escolas do Amazonas, transporte escolar fluvial, inclusão educacional, desafios no ensino, parceria escola-família, ensino médio no Amazonas, acessibilidade educacional.