ISSN: 2966-0599
v.2, n.1, 2025 (Janeiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14715320
Author 1: Lima Clarissa Conceição
Biography: Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte (2019) e mestrado em MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – UNIVERSIDAD DE LAS AMERICAS (2023), Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutorial em EAD pelo INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA- IESF- VISION, Atualmente é psicóloga educacional – AFYA- FACULDADE DE CENCIAS MEDICAS DE MANACAPURU-AM e docente da Faculdade Metropolitana de Manacapuru- Fametro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, Educação, Docência, Assistência Social, Psicologia Clínica.
E-mail: Clarissa.ipub@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1524730739109867
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ABSTRACT: Esta pesquisa paresenta uma análise sobre a importância da saúde mental no contexto educacional, focando o docente como principal protagonista deste universo controvérsio do mundo da educação. A saúde do docente é preocupante nos tempos atuais. Alguns fatores podem influenciar na problemática da saúdemental, a falta de reconhecimento profissional e a pressão junto aos alunos, baixos salários e sobrecarga de de funções são alguns dos fatores que levam o docente a adoecer dentro do sistema educacional. O objetivo geral desse artigo é analisar a saúde mental e como são afetados dentro o sistema educacional. A metodologia e enfoque é qualitativo de caráter descritivo e bibliográfico. Será composto por uma introdução, marco teórico, metodologia, resultados e considerações, além de suas referências bibliográficas.
Keywords: Docência, saúde mental, educação.