ISSN: 2966-0599
v.2, n.4, 2025 (Abril)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15270563
Author 1: Anderson da Silva Santos
Biography: Especialista em Língua Portuguesa, Coordenação Escolar (UNIFAHE, 2024), Educação de Jovens e Adultos (UNIFAHE, 2025), Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI, 2025), Direitos das Mulheres (Faculdade i9 Educação, 2025) e Saberes e Práticas da Língua Inglesa (UNYLEYA, 2013). Licenciado em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, pela UNIJORGE (2008), e em Pedagogia pela UNIFAHE (2025). Cabo da Polícia Militar da Bahia e instrutor da disciplina “Correspondência PM e as Normas da ABNT” no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, Aluno Especial do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos-MPEJA(UNEB).
E-mail: andersoncfsd2005@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1170-9248
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Author 2: Grace Favila de Figueiredo Carvalhal
Biography: Graduada em Bacharelado em Letras Vernáculas – Universidade Federal da Bahia (1993). Graduada em Direito
– Faculdade Maurício de Nassau (2008). Especialista em Literatura Brasileira – Universidade Católica do Salvador (2005). Especialista em Direito Civil- Universidade Federal da Bahia (2012). Especialista em Metodologia do Português – Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Português – ISEAC (2017). Especialista em Psicopedagogia Escolar – Universidade Contemporânea e Faculdade Integrada Montenegro (2002)Aluna Especial do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos-MPEJA(UNEB).
E-mail: gracefavila@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0009-7201-8414
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ABSTRACT: A Cultura Maker, movimento que promove autonomia e inovação por meio da criação e construção com diversos materiais e tecnologias, tem ganhado relevância na educação global. Este estudo investiga as potencialidades e os obstáculos relacionados à incorporação da Cultura Maker e da cibercultura na Educação de Jovens e Adultos (EJA), propondo como eixo norteador a reflexão: Que estratégias podem viabilizar a articulação entre esses dois enfoques no contexto das turmas de EJA? Com o objetivo de fomentar habilidades no alunado e formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, a análise – baseada em uma revisão narrativa de literatura – aborda as dificuldades enfrentadas por esses alunos, examina as contribuições das ferramentas tecnológicas e reflete sobre o uso de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem na EJA, propondo estratégias para maximizar as experiências sociais ciberculturais e promover transformações sociais. Embora se observe o interesse dos professores em incorporar tecnologias às práticas pedagógicas, a eficácia dessa abordagem depende do alinhamento entre gestão escolar, condições estruturais, envolvimento docente e receptividade discente, elementos cruciais para a implementação bem-sucedida dessas metodologias na educação de jovens e adultos.
Keywords: Cultura Maker. Cibercultura. Educação de Jovens e Adultos. Tecnologias Digitais.