ISSN: 2966-0599
v.2, n.4, 2025 (Abril)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15255615
Author 1: Antonilda da Costa Ribeiro
Biography: Professora de Língua Portuguesa formada pela Universidade Federal do Pará e também Pedagoga. Atuo como docente na Secretaria Estadual de Educação, desenvolvendo meu trabalho com dedicação à formação integral dos estudantes. Acredito na potência transformadora da linguagem e da educação na construção de sujeitos críticos e conscientes do seu papel no mundo.Sou especialista em Psicopedagogia Institucional com Ênfase em Educação Especial, área que me possibilita olhar com mais sensibilidade para as diferentes formas de aprender e para os desafios enfrentados no processo de inclusão escolar. Busco sempre promover práticas pedagógicas que respeitem as individualidades e garantam o direito de todos à aprendizagem.Tenho como princípios o compromisso ético, a empatia e o aperfeiçoamento constante. Acredito que a educação deve ser acessível, significativa e acolhedora, sendo um dos caminhos mais eficazes para a transformação social.
E-mail: antonildacribeiro10@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4313-4015
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Author 2: Elciane da Costa Lobato
Biography: Docente da Prefeitura Municipal de Abaetetuba, graduada em Geografia e especialista em Educação Ambiental. Ao longo da minha trajetória, venho fortalecendo o compromisso com a valorização do território amazônico e a promoção de práticas sustentáveis por meio da educação.Acredito que a escola é um espaço potente para a construção de saberes que respeitem o meio ambiente e a diversidade cultural das comunidades. Por isso, busco constantemente aprimorar minhas práticas pedagógicas, integrando os conhecimentos científicos aos saberes tradicionais e locais.Vejo na Educação Ambiental uma ferramenta fundamental para despertar a consciência crítica e promover transformações sociais. Trabalho com ética, sensibilidade e compromisso, sempre com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa, sustentável e conectada com a realidade em que vivemos.
E-mail: elcianelobato907@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9275-1747
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Author 3: Dra. Maria Barbara da Costa Cardoso
Biography: Doutora em Educação(UFPA-2020).Mestra em Educação (UFPA-2012); Especialista em Gestão Escolar(Escola de Governo-UFPA-2015);Especialista em Coordenação e Organização de Trabalhos Pedagógicos(UFPA- 2005),Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará; Especialista em Educação-SEDUC/PA. Professora SEMEC/Abaetetuba. Coordenadora do Ensino Fundamental SEMEC/Abaetetuba.
E-mail: barbara.costa@csfx.org.br
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ABSTRACT: O presente estudo tem como objetivo analisar a integração dos saberes tradicionais e da cultura paraense no currículo escolar, identificando os desafios e possibilidades para a implementação de uma educação intercultural que valorize as práticas culturais locais. A pesquisa adotou uma abordagem teórica, descritiva e qualitativa, consistindo em uma revisão de literatura em bases de dados acadêmicas (CAPES, SciELO e Google Acadêmico) e uma análise documental das leis e normativas educacionais pertinentes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Estadual de Educação do Pará. Os descritores utilizados incluíram termos como saberes tradicionais, educação intercultural e políticas públicas educacionais. A partir do estudo das fontes, foram definidas quatro categorias principais de análise: a) Integração dos saberes tradicionais no currículo escolar; b) Desafios da educação intercultural no Pará; c) Políticas públicas e normativas educacionais; e d) Metodologias pedagógicas para a educação intercultural. O estudo também implementou uma análise de conteúdo, identificando categorias principais relacionadas à integração dos saberes tradicionais no currículo escolar. A análise indicou que, embora haja diretrizes que promovam a integração dos saberes tradicionais, o sistema educacional paraense enfrenta desafios significativos. Esses desafios incluem a formação inadequada dos professores, a resistência institucional à mudança curricular e a falta de recursos didáticos específicos. A desconexão entre a escola e as comunidades locais também se destacou como um obstáculo à valorização das identidades culturais dos alunos. A pesquisa conclui que a integração dos saberes tradicionais no currículo escolar é essencial para a construção de uma educação mais inclusiva e plural. No entanto, é urgente que as políticas públicas avancem para superar os desafios identificados, garantindo que os saberes das comunidades tradicionais sejam valorizados e incorporados de forma significativa ao sistema educacional. Essa integração não só enriquece o ensino, mas também fortalece a identidade cultural dos alunos e promove uma educação que respeite a diversidade cultural presente no estado do Pará.
Keywords: Cultura Paraense; Currículo Escolar; Educação Intercultural; Saberes Tradicionais.