ISSN: 2966-0599
v.1, n.7, 2024 (Novembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14026860
Author: Charles Portos Rodrigues
Biography: Professor, Pedagogo. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC), Discente do Curso de Doutorado em Ciências da Educação Programa Brasil UNADES – PPGE CIA/UNADES. Atua na Educação Básica, Ensino Fundamental I na Escola Anfilófio de Souza Campos. Itiquira-MT. Minha jornada enquanto educador se deu início a partir da conclusão do curso de Magistério. A partir de 1993 obtive minha primeira experiência enquanto docente de Escola Pública em Itiquira-MT. Em 1995 tive o privilégio de iniciar o curso em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso concluindo o mesmo em 1998. Classifica-se como “pedagogia” o conjunto de esforços, técnicas e estratégias que têm como principais focos o ensino e a aprendizagem, sendo a ciência que tem a educação como objeto de estudo. O profissional pedagogo é, acima de qualquer definição, um professor, pois, por meio da área, se dedica à prática de formação através do ensino. Como pedagogo, pude estudar e aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem, além de desenvolver pesquisas na área da educação. Dessa forma, intensifiquei minha prática pedagógica instaurando algumas propostas como agente de mudança no sistema educacional, buscando formas mais efetivas e inclusivas de ensinar. Logo em seguida frequentei curso de pós graduação em nível de Especialização em Didática nas Séries Iniciais, onde pude aprofundar conhecimentos. Em 2010, iniciei o curso de Mestrado em Ciências da Educação na Universidad Tecnológica Intercontinental (2010) fazendo o reconhecimento do Diploma em mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2016). Ao final deste período de estudos, foi possível afirmar que, a formação adquirida no Mestrado em Educação contribuiu significativamente para qualificar o trabalho acadêmico, confirmando a importância da pesquisa em Educação para a prática docente. Foi tudo muito significativo uma vez que fui convidado para atuar como docente em vários cursos superiores na área educacional bem como ministrar aulas em turmas de especialização em educação. Atualmente me foi concedida a honra de se tornar aluno Doutorando da UNADES-PY onde meu principal objetivo é tornar um pesquisador altamente qualificado capaz de contribuir para o avanço do conhecimento. E-mail: charlesportos@hotmail.com
Author: Patrícia Maria Gomes de Andrade
Biography: Professora do Ensino Fundamental. Especialista em Ciências da Educação. Discente do Curso de Mestrado em Ciências da Educa-ção Programa Brasil UNADES – PPGE CIA/UNADES E-mail:
Author: Dayvison Bandeira de Moura
Biography: Orientador. Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1984), especialização em Ensino de Arte pela Universidade Católica de Pernambuco (2006), pós-graduação em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), mestre em Ciência da Educação e Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira (2018), na Ilha da Madei-ra/Funchal – Portugal e doutor em Ciências da Educação pela Universidad del Sol (2022), em Asunción – Paraguay. É professor concursado para o ensino médio, promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco. E-mail:
ABSTRACT: Este estudo explora a identidade profissional docente como um conceito fundamental para a prática educativa de qualidade. A justificativa para a pesquisa reside na relevância de compreender os fatores que moldam a identidade dos professores, dado o impacto direto dessa construção no desempenho e comprometimento dos educadores. O objetivo geral é analisar os elementos que constituem a identidade docente e como ela se transforma ao longo do tempo, influenciada pela experiência, valores pessoais, formação contínua e pressões externas, como políticas educacionais e condições de trabalho. A metodologia adotada é qualitativa e baseia-se em uma revisão bibliográfica de autores como Nóvoa, Tardif e Day, que discutem a construção dinâmica da identidade profissional. Estes autores apontam que a identidade é continuamente moldada pelo contexto escolar e pelas relações interpessoais que os professores estabelecem com colegas e alunos, além das demandas institucionais.
Keywords: Identidade Docente, Formação Contínua, Desafios Profissionais