ISSN: 2966-0599
v.2, n.3, 2025 (Março)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15064275
Author 1: Logan Faedda Rago
Biography: Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISABH) (2013) e pós graduação em Psicopedagogia institucional pela FACISABH (2016). Licenciado em educação especial inclusiva pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) (2019). Licenciado em geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2024). Pós graduado em educação especial pela Faculdsde de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2016), em história e cultura afro-brasileira pela Faculdade Única de Ipatinga (UNICA) (2020)
E-mail: loganfaedda@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-4800-0384
==========================================
ABSTRACT: As abordagens ativas vêm ganhando destaque como estratégias inovadoras e eficientes no contexto do ensino e da aprendizagem. O tema tem ganhado destaque no campo científico devido à constante inquietação de pensadores da área da educação em relação à necessidade de evolução no nível de engajamento dos alunos das gerações atuais. Quais são as principais metodologias ativas existem para serem aplicadas de forma eficaz no ensino de geografia para aumentar o engajamento e a retenção do conhecimento pelos alunos? Para responder a essa pergunta, este artigo explora a aplicação de diversas metodologias ativas no ensino da disciplina, destacando seus princípios, benefícios e possibilidades práticas. A análise abrange uma revisão bibliográfica sobre diversos formatos de metodologias ativas, destacando suas particularidades e exemplos de aplicação no ensino de geografia. Conclui-se que as metodologias ativas promovem um aprendizado mais engajado, sendo uma alternativa promissora para superar os desafios de ensinar uma geração conectada.
Keywords: Metodologias ativas; ensino de geografia; ensino e aprendizagem; engajamento dos alunos.