ISSN: 2966-0599
v.2, n.5, 2025 (Maio)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15477226
Author 1: Joao do Socorro Silva Rocha
Biography: Doutorando em Ciências da Educação – Universidade Autônoma de Assunção – Faculdade de Ciências da Educação e Comunicação (UAAPY).
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Americana – UAPY (UCP – RJ). Especialização em Direito Educacional pela Faculdade Iguaçu (FI/PR) Especialização Administração e Segurança Pública – Faculdade Católica Paulista (FCP/SP). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor da Educação Básica SEMED-MA & Professor Formador do PARFOR/UFPI.
E-mail: jrochapmma@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0648-4264
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Author 2: Arnaldo Eugênio Neto da Silva
Biography: Doutor em Ciências Sociais/Antropologia – Pontifícia Univ. Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Segurança Pública – Faculdade Metropolitana de São Paulo (FAMEESP). Graduação Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor & Consultor do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH-PI).
E-mail: arnaldo.neto2016@bol.com.br
ORCID: https://lattes.cnpq.br/5993180254529116
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Author 3: Jairo Xavier da Rocha
Biography: Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública – Centro de Estudos de Segurança e Polícia da APMBB-SP. Especialista em Segurança Pública – Centro de Estudos Superiores da PMPB. Graduação Bacharelado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Olinda (FOCCA-PE)
Professor de Direito Penal e Processual Penal Militar em cursos da PMMA. Coronel QOPM – Subchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Maranhão – PMMA.
E-mail: xavierp42bpm@hotmail.com
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Author 4: Ciro Nunes Alves da Silva
Biography: Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública – Centro de Estudos de Segurança e Polícia da APMBB-SP. Curso de Especialização em Comando e Estado Maior – CCEM/UFMA. Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (Esp. em Segurança Pública) UFMA. Curso Superior de Gestão em Segurança Pública – Fac. Tec. Educação de Goiás – FATEG. Ten. Coronel QOPM – Presidente da Associação Independente dos Oficiais da PMMA.
E-mail: majciropmma@gmail.com
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Author 5: Bruno Ayron de Souza Aguiar
Biography: Pós-doutorado em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Especialista em Biodiversidade e Agricultura pela Univ. Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante dos grupos de pesquisa: Ecologia de Ecossistemas Nordestinos e Perspectivas Econômicas (UFRPE) e Ecologia Vegetal e Humana (UNEAL).
E-mail: bruno_ayron@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6245-5826
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ABSTRACT: O presente artigo versar sobre o debate sobre modelos de gestão educativa em instituições públicas tem se tornado cada vez mais relevante no contexto brasileiro, à medida que se busca aprimorar a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos estudantes. Com o objetivo geral de investigar o papel da gestão educativa dos Colégios Militares Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão – PMMA e suas contribuições para o processo educacional da instituição. A pesquisa com metodologia qualitativa e utilização da pesquisa bibliográfica como um dos seus métodos de coleta e análise de dados. Justifica-se por estrutura organizacional e normativa dos Colégios Militares Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) constitui um dos pilares que sustentam a identidade e o funcionamento dessas instituições, conferindo-lhes singularidade no panorama educacional brasileiro. O modelo adotado evidencia a integração com a Diretoria de Ensino da Polícia Militar, estabelecendo uma configuração administrativa orientada por princípios da hierarquia militar, rigor disciplinar e clareza nos processos decisórios. Concluímos que as contribuições da gestão educativa nos Colégios Militares Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão podem ser elencadas em três eixos a ordenamento institucional que viabiliza um ambiente escolar seguro, organizado e estimulante; a elevação do desempenho acadêmico sustentada por práticas pedagógicas rigorosas e acompanhamento contínuo e a promoção de valores cívico-morais e fortalecimento da cidadania efetiva, preparando os estudantes para a inserção autônoma e ética na sociedade contemporânea.
Keywords:Protagonismo; Gestão educativa; Colégio Tiradentes; Polícia Militar.