ISSN: 2966-0599
v.2, n.1, 2025 (Janeiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14750907
Author 1: Gisele Martins de Oliveira Borges
Biography: MBA em Comunicação e Marketing pelo FACESM (2019). Graduação em Psicologia, pelo Centro Universitário de Itajubá, (2013).
E-mail: bomgp4@gmail.com
ORCID: 0009-0007-0405-905X
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ABSTRACT: O artigo explora o desenvolvimento da linguagem no estágio pré-operatório (2-7 anos), conforme a teoria de Jean Piaget, abordando sua contribuição ao pensamento simbólico e à socialização na infância. Esse período é caracterizado pelo avanço da linguagem, jogos simbólicos e imitação diferida, que fortalecem o aprendizado e as primeiras relações sociais. Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento infantil: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. No estágio pré-operatório, a linguagem emerge como ferramenta central, integrando cognição e socialização. Utilizando uma revisão narrativa de literatura, o estudo analisa os conceitos piagetianos de assimilação e acomodação, fundamentais para a construção do conhecimento. A pesquisa enfatiza a importância de estratégias pedagógicas baseadas no construtivismo e no interacionismo, considerando alfabetização, letramento, artes e outras formas de expressão como meios de potencializar o aprendizado. Os resultados destacam que a linguagem vai além da comunicação, promovendo o pensamento crítico e a socialização, do período pré-escolar até a vida adulta. Conclui-se que práticas educacionais que valorizem a interação entre linguagem e cognição são essenciais para o desenvolvimento humano e oferecem subsídios teóricos e práticos para aprimorar a educação infantil.
Keywords: Linguagem; Pensamento simbólico; Período Pre Operatório; Desenvolvimento e Aprendizagem.