PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
daniele.santos@discente.ufma.br
0856334043788726
silvana.moura@ufma.br
7591249364471347
Resumo
O presente estudo analisou as perspectivas dos professores da Educação Infantil em relação a formação continuada para a inclusão escolar de crianças com transtornos do espectro autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, exploratório e de campo, com abordagem qualitativa, realizada na Unidade de Ensino Básico Maria José Serrão, em São Luís (MA), envolvendo 9 (nove) docentes que atendem alunos com TEA nos níveis de suporte 1 e 2. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, presenciais e agendadas previamente, sendo analisados usando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a escola promove formação continuada sob responsabilidade da gestão, com o coordenador pedagógico atuando como mediador desse processo. No entanto, os professores destacaram a necessidade de treinamentos mais específicos e voltados às particularidades dos alunos com TEA, para facilitar a implementação de estratégias inclusivas e intervenções pedagógicas adequadas. Conclui-se que há uma demanda por um planejamento mais eficaz para futuros programas de formação continuada, com foco na temática da inclusão escolar de crianças com TEA.