ISSN: 2966-0599
v.2, n.4, 2025 (Abril)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15270574
Author 1: Anderson da Silva Santos
Biography: Especialista em Língua Portuguesa, Coordenação Escolar (UNIFAHE, 2024), Educação de Jovens e Adultos (UNIFAHE, 2025), Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI, 2025), Direitos das Mulheres (Faculdade i9 Educação, 2025) e Saberes e Práticas da Língua Inglesa (UNYLEYA, 2013). Licenciado em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, pela UNIJORGE (2008), e em Pedagogia pela UNIFAHE (2025). Cabo da Polícia Militar da Bahia e instrutor da disciplina “Correspondência PM e as Normas da ABNT” no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, Aluno Especial do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos-MPEJA(UNEB).
E-mail: andersoncfsd2005@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1170-9248
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Author 2: Grace Favila de Figueiredo Carvalhal
Biography: Graduada em Bacharelado em Letras Vernáculas – Universidade Federal da Bahia (1993). Graduada em Direito
– Faculdade Maurício de Nassau (2008). Especialista em Literatura Brasileira – Universidade Católica do Salvador (2005). Especialista em Direito Civil- Universidade Federal da Bahia (2012). Especialista em Metodologia do Português – Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Português – ISEAC (2017). Especialista em Psicopedagogia Escolar – Universidade Contemporânea e Faculdade Integrada Montenegro (2002)Aluna Especial do Mestrado Profissional de Jovens e Adultos-MPEJA(UNEB).
E-mail: gracefavila@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0009-7201-8414
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ABSTRACT: Este artigo propõe oficinas de inglês com gamificação digital na EJA do Colégio Estadual Renan Baleeiro (Salvador), analisando o potencial do Duolingo (TDICs) para inclusão, engajamento e autonomia discente. Por meio de revisão narrativa da literatura, fundamentada em debates sobre cibercultura e ensino de idiomas, discute – se a viabilidade da ferramenta em superar desafios estruturais e pedagógicos da EJA brasileira. A metodologia inclui uma análise crítica de publicações e dos dados apresentados sobre o uso do aplicativo. Os resultados indicam que a abordagem pode fortalecer competências linguísticas, fomentar colaboração e expandir oportunidades educacionais. Conclui-se que a integração de tecnologias digitais na EJA oferece caminhos para um ensino de inglês inovador, inclusivo e alinhado às demandas globais.
Keywords: EJA; Duolingo; cibercultura; gamificação.