Titulo

CONTABILIDADE EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA PARA O GERENCIAMENTO FINANCEIRO E TOMADA DE DECISÕES

v.1, n.3, 2024 (julho)

 

Francisca Jucassia Do Vale Almeida

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Ceará –UECE.

E-mail: 

jucassia.almeida@aluno.uece.br

 

Milton Jarbas Rodrigues Chagas

Doutor em desenvolvimento sustentável pela UnB; Graduado em ciências contábeis pela UEPB;Mestre em ciências contábeis pelo programa UnB/UFPB/UFRN; Docentes Adjunto da Ufca.

E-mail: 

milton.rodrigues@ufca.edu

O presente estudo teve como objetivo compreender importância da contabilidade gerencial como uma ferramenta estratégica para empresas de pequeno porte do Ceará. Este estudo se justifica pela importância estratégica da contabilidade para empresas de pequeno porte, as quais desempenham um papel vital na economia, contribuindo significativamente para a geração de empregos e o crescimento econômico. No entanto, muitas enfrentam desafios únicos relacionados ao gerenciamento financeiro e à tomada de decisões, muitas vezes devido à falta de recursos e expertise contábil. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa. A amostra da pesquisa consistiu com a participação de 10 empresas, incluindo 7 empresas comerciais e 3 prestadoras de serviços localizadas em Iguatú- CE. A coleta de dados contou com a distribuição online dos questionários por meio das redes sociais como whatsapp, e-mail e Instagram. Esse questionário foi construído utilizando o google forms. Os resultados desta investigação oferecem evidências sólidas de que a correta utilização das informações contábeis está diretamente relacionada ao desempenho financeiro das MPEs. A análise quantitativa revelou que a adoção de práticas contábeis apropriadas contribui para o aumento da rentabilidade, minimização de desperdícios e melhoria da liquidez das empresas estudadas. Essas descobertas demonstram a relevância da contabilidade como ferramenta estratégica para a tomada de decisões financeiras.

Contabilidade gerencial. Estratégia competitivas. Micro e pequenas empresas.

Rolar para cima